Contexto e Responsabilidade Pública

ManifestoRPEm Minas Gerais trabalham legalmente cerca de 400 profissionais de relações-públicas (RPs). Segura esse número porque vem reflexão! Seria suficiente para representar um Estado com mais de 700 mil empresas ativas? O produto do trabalho dos RPs é a responsabilidade pública de lidar com partes interessadas já devidamente identificadas e estratégicas. Em 2020, o CONRERP vai abrir o debate para a Responsabilidade Pública em uma proposta inovadora e comprometida com uma das discussões mais presentes na sociedade: o futuro do trabalho com propósito.

A partir do lançamento do #ManifestoRP a Gestão Atual do Conrerp3 vai desdobrar várias iniciativas ao longo do ano de 2020. O futuro começa agora com as atitudes e o engajamento de cada RP nessa jornada. Vem com a gente!

#ManifestoRP

Esse manifesto é como uma semente que ao ser regada de contribuições tende a germinar. Pretende ser plural e inclusivo. Vamos falar do papel dos profissionais de Relações Públicas na sociedade. Falar de Relações Públicas é dizer sobre uma profissão centenária no Brasil que faz do seu próprio caminhar sua identidade e cujo princípio, meio e fim se traduz em #ResponsabilidadePública.

Toda organização se faz e existe porque interage com os diversos públicos aos quais afeta ou pode ser afetada. Nem entre empresas, nem entre pessoas é possível se relacionar sem Comunicação. A construção da linha mestra de qualquer projeto, plano ou programa de Comunicação surge do uso de teorias embasadas conjuntamente às melhores práticas. Cabe aos relações-públicas (RPs) demonstrarem às lideranças e à alta Gestão quais são os meios, os métodos ou recursos mais assertivos para que as organizações possam estabelecer relacionamentos com propósito entre os seus vários públicos de interesse. Quem trabalha com RP, trabalha com posicionamento, respira e inspira contextos, vive de visão além do que se pode enxergar. E até por isso mesmo é que vive do momento presente, do agora. Isso é #ResponsabilidadePública. Convocamos a todos e todas RPs que se juntem a esse manifesto e se posicionem corresponsáveis pela construção de um futuro próspero e genuíno para toda sociedade.

Se é uma sociedade justa que se quer, que sejamos contribuintes dessa trajetória de propósito e com propósito. A sociedade contemporânea quer saber qual o legado pode ser construído a partir das iniciativas lançadas pelas organizações. Quando ninguém é responsável, todo mundo é responsável.

A reputação dos RPs está espelhada nas entregas que são feitas. Hoje entregamos um manifesto e que germine.

#Conrerp3

#ManifestoRP

#RPLegal

#ResponsabilidadePública

#RP2020

A campanha

O manifesto surgiu como uma declaração norteadora para a campanha institucional de 2020 do Conrerp3, a partir das discussões do grupo de trabalho formado pelas Conselheiras Andreza Reis, Eneida Stehling e Raissa Sales. Foi tomado como base o conceito de Responsabilidade Pública definido pelo pesquisador James Grunig que sinaliza:

‘Uma organização não pode exercer boas relações públicas sem ser responsável perante os seus públicos, e, dessa forma, relações públicas consistem no exercício da responsabilidade pública.’ (Grunig, 2011, pg.39)

Para aderir ao movimento copie o texto do #ManifestoRP, compartilhe com seus contatos e rede, assinando seu nome e seu registro profissional. Lembre-se de usar as hashtags #Conrerp3 #ManifestoRP #ResponsabilidadePública #RPLegal #RP2020

Acompanhe as atualizações da campanha aqui no site e nas mídias sociais do Conrerp3 (Instagram e Facebook).

Vem com a gente!

Referência:

Grunig, J. E., Ferrari, M. A., & França, F. (2011), Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. 2a. edição revisada e ampliada. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora.