Porque o seu planejamento é um plano B

Uma data querida para todos aqueles que “se viram” nos 40 caracteres, everyday

Por: Raissa Sales

 

São 181 dias do ano de 2018. Hoje, 30 de junho, é comemorado o Dia  das Mídias Sociais. A data é momento de celebrar e reconhecer a influência global das mídias no planeta Terra. Vou propor uma reflexão. Sim, bastante oportuno falar sobre se reconhecer nesse mundo de tantas informações em nuvem.

Muito se fala de não haver mais fronteiras entre o ON e o OFF, afinal, os aclamados algoritmos “sabem” qual será nosso próximo passo. Será? Dia desses conversava com uma amiga, e ela falou assim: “Na vida, o seu plano é o B. O plano A, o universo vai seguir seu fluxo e te mostrar”. Muitas vezes somos surpreendidos com caminhos que não esperávamos. O controle pode existir na mídia,mas não existe na vida real.

Quando eu nasci jamais poderia imaginar que iria trabalhar com mídias sociais, mas cá estou. Em 2009, eu abri uma conta no Twitter. Queria conhecer a ferramenta, treinar meu inglês e desenvolver a habilidade de ser mais sucinta. Um ano mais tarde, com o Linkedin, foi a mesma coisa. Ter objetivos ajuda você a avançar por entre as plataformas que vão surgindo. A ferramenta é um meio. A mídia é um meio. A mensagem deve ser o objetivo. Daí os profissionais de mídias sociais, ou social media, são aqueles que diariamente se atualizam sobre o que dizer, nesse mar do como fazer, cada vez mais rápido e mais otimizado. Informações tem aos montes. Porque é aquela velha ideia de que você dá o que transborda. O que falta, você corre atrás. E pra você, há algo que transborde e  queira compartilhar com o mundo? Coloca no LinkedIn. Seja artigo ou seja portifólio. Aproveita que amanhã já é outro semestre e deixe sua marca nesse ano de 2018.

Um artigo sem links é quase improvável, não é mesmo? Há muitos deles que são invisíveis no texto que escrevi acima. São as vivências. Para ver alguns caminhos já trilhados e se inspirar, formei uma listinha básica de encerramento:

  • Se sua expectativa era ler sobre as mídias em si, dá uma olhada nesse ótimo artigo aqui da Rock Content::

          https://marketingdeconteudo.com/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/

  • Quer saber mais sobre a profissão de social media, tem um guia bem bacana nesse link organizado pelo Pedro:

          http://insightee.com.br/blog/profissao-social-media-areas-de-atuacao-e-fontes-para-estudo/

  • Precisando de referência sobre desenvolvimento de soft skills, uma boa profissional é a Tatti:

          https://www.linkedin.com/in/tattimaeda/

  • Se quiser entender como turbinar seu currículo no Linkedin, a visão empreendedora está bem ilustrada nos artigos de uma certa chocólatra chamada Flavia:

          https://www.linkedin.com/in/flaviagamonar/

  • Se você é estudante, um professor que acredita muito no poder das conexões, e é o cara, atende por Gutenberg:

          https://www.linkedin.com/in/gutenbergalmeida/

Se joga 🙂

Sobre a Raissa Sales – Comunicóloga com experiência em eventos, campanhas corporativas e ações com stakeholders, Raissa é registrada no CONRERP 3ª Região sob o número 002723. Atualmente monitora redes sociais corporativas e se interessa pelas áreas de gestão de mudanças e compliance.

https://www.linkedin.com/in/raissasales/